26.6.05

Informações sobre os ingredientes dos produtos de beleza

por Roberto Romera do site sabido

Quando for às compras, saiba para que servem os componentes mais populares utilizados na fabricação dos produtos de belezas e quais devem ser evitados.
Passo a passo:

1. Vitamina A: afina e amacia a pele, tem ação cicatrizante e ainda funciona como clareador. Dela deriva o palmito de retino, um anti-rugas que descama a pele e estimula a produção de colágeno e elastina.

2. Alfa-hidroxiácidos: são esfoliantes que estimulam a escamação natural da pele. O ácido láctico, o glicólico, o málico e o cítrico fazem parte dessa lista.

3. Vitamina E: tem ação antioxidante, isto é, combate os radicais livres, retardando o envelhecimento das células e também ajuda a clarear a pele. Normalmente, aparece em hidratantes, anti-rugas e filtros solares.

4. Vitamina C: clareia a pele, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e é antioxidante.

5. Ceramidas: já existem na pele e nos cabelos para protegê-los das agressões externas e mantê-los hidratados. Nos cosméticos, têm a mesma função.

6. Pró-vitamina B5: também conhecida como pantenol, geralmente é usada nos produtos para cabelos. Deixa os fios macios e ajuda evitar que ressequem. Nos cremes, estimula a regeneração celular e hidrata.

Evite cosméticos que contenham:
1. Sal: deixa o xampu mais viçoso, mas agride o cabelo.
2. Álcool: serve para dissolver alguns ingredientes, mas pode irritar e ressecar peles sensíveis.
3. Paba: um dos mais antigos filtros solares. Como provoca reações alérgicas em muita gente, quase não é mais utilizado.

Nenhum comentário: